ARPIMA visita a Unisseixal

Unisseixal recebe o grupo da ARPIMA

No dia 16 de Fevereiro, a Unisseixal recebeu o grupo coral da ARPIMA -  Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Monte Abraão, Sintra.

Este é um grupo coral que também é regido pelo nosso Maestro Maurício Vieira da Silva.

Acompanhados pela Reitora e pelo Maestro Maurício, visitaram os diversos espaços e salas de aula da nova Unisseixal.  Foi-lhes apresentadas as várias atividades que decorrem em cada espaço.  Ficaram agradavelmente surpreendidos com o que lhes foi possível ver ao vivo nas aulas. Como a Unisseixal conserva o lagar de azeite que funcionou neste espaço do grémio da lavoura, a Sra. Reitora foi explicando a parte histórica daquele edifício .

Foi um bom momento de partilha e convívio pois, após cerca de dois anos em que a Pandemia nos afetou a todos e que nos tirou os encontros, as festas, os passeios (visitas de estudo) etc., finalmente pudemos receber na nossa “Nova Casa” UNISSEIXAL, este grupo de amigos.

Em conjunto, com o coro polifónico da Unisseixal interpretaram algumas peças do seu repertório comum e outras de reportório próprio.

Foi uma manhã agradável e muito bem passada.

A Reitora

Mariana Mareco

Instituição Particular de Solidariedade Social

Em boa hora chegou um convite para partilharmos num ensaio conjunto, com os respetivos Grupos Corais das duas instituições: UNISSEIXAL-Universidade Sénior do Seixal e a ARPIMA, sendo o Maestro comum aos dois grupos.

E que surpresa!!!

Recebidos à entrada da Universidade pela Digníssima Reitora da Unisseixal, Professora Mariana, após a Ana Garcia nos ter ido esperar à chegada do nosso transporte…, reparamos que de imediato algo mais iria acontecer, porque a própria Reitora fez questão de nos servir de cicerone por todo o belíssimo edifício (antigo Grémio) que bem souberam recuperar. Com algumas aulas a funcionar e que os seus professores nos permitiram a entrada, fomo-nos cruzando pelos espaçosos corredores com mais responsáveis e utentes onde só faltou o abraço de que tanto todos andamos carentes... Mas os sorrisos, os bons dias, a afabilidade dos que por nós passavam, bem superaram esta falta…

A visita ao magnífico MUSEU (lagar) foi de uma importância extrema e desde já os nossos parabéns por o terem recuperado… São peças cujo valor patrimonial e cultural bem precisam de ser preservadas. Um projeto digno de ser divulgado e nós, utentes da ARPIMA, tivemos o privilégio de o visitar pela mão da querida e simpática Reitora.

A Biblioteca e o átrio, o espaço sobre o telhado, a sala onde nos serviram um belíssimo chá, com uma guloseima adequada e tudo o mais que os nossos olhos engoliram, foi o terminar da visita com um espanto enorme de todos pelo que acabávamos de ver. Direi mais: de nos fazer. É muito bom encontrar pessoas que sabem receber e sentimo-nos orgulhosamente reconhecidos.

A parte final foi a cereja em cima do bolo: a partilha dos coros.

As Cantigas “Canção do Mar…e a “SODADE” …, além de outras, vão ficar para sempre na nossa memória. E a saudade também. Uma palavra só para o Maestro Maurício Silva… OBRIGADO…por ter proporcionado este encontro.

Para a UNISSEIXAL, Reitora, colaboradores e utentes, aquele abraço fraterno e solidário. Bem esperamos ver-nos por aí mais vezes. Até sempre queridos amigos e mais uma vez… obrigado.

O Presidente da ARPIMA- Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Monte Abraão.

Manuel Nunes

Visita à Universidade Sénior do Unisseixal

Momentos de convívio e musical

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *